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Redes sociais para empresas

Marketing Digital para empresas porque ele é tão necessário?

Afina de contas porque será que o marketing digital se tornou uma peça fundamental nas relações empresa e consumidor.

Atualmente, a internet tem sido um meio de comunicação muito utilizado para fins pessoais e profissionais. Pode-se observar que em vista da agilidade e da rapidez, características desse recurso, grandes e pequenas empresas dela vêm fazendo uso para divulgação de seu nome e de seus produtos, ao mesmo tempo que desenvolvem seu marketing on-line. O novo consumidor assiste a menos televisão, ouve menos rádio e opta por ver as notícias pela internet, onde são mais atualizadas em um espaço menor de tempo.

A conversa mudou de lugar, as pessoas ficaram mais sociais e vão ampliando seus contatos profissionais. O marketing digital vem para facilitar a vida das pessoas. Em pouco tempo se faz a divulgação e se estabelecem contatos e isso até com um gasto menor, pois basta ter acesso à internet e saber divulgar o produto.

O consumidor, por sua vez, terá também uma maior facilidade para dar sua opinião sobre o produto, fazer comparações e compartilhar seu conteúdo. O que passa a ocorrer, então, é uma interação maior e plena entre o consumidor e o proprietário. O consumidor terá mais facilidade para escolher e comprar; a vida de muitos que têm pouco tempo para sair e pesquisar diversos produtos ficará facilitada; de casa mesmo o consumidor fechará negócio. E não será mais necessário
estar conectado ao computador para poder ver as informações. Através de celulares móveis já será possível ter todo o acesso necessário. Para uma empresa implementar o marketing na internet, necessita antes de tudo identificar o público-alvo, isto é, utilizadores da
internet.

A estratégia de marketing na internet deve estar em consonância com a estratégia de marketing definida na empresa, isto é: com o seu posicionamento, com os seus segmentos-alvo e coerência com ações de comunicação que a empresa efetua. Como objetivos, deve criar um canal de vendas, dar a conhecer a empresa e produtos, potencializar a sua imagem e notoriedade, criar valor.

Como a empresa poderá usar esse tipo de mídia ?

A empresa poderá de modo fácil e eficiente divulgar seu produto para o público-alvo qualificado e interessado nos serviços. Pode, assim, aumentar a probabilidade de compra por parte deste aumentando o lucro da sua empresa. A divulgação poderá ser feita através de internet, por mensagens através de celulares, sites, fazendo com que sua marca esteja sempre presente em sua mente como uma referência no setor em que atua.

O marketing digital pode colocar a empresa no seleto rol de negócios que têm na informação o maior diferencial competitivo. E, sabidamente, informação hoje é uma moeda cada vez mais valiosa e transita através de blogs e sites, dentre os quais o Twitter, que vem sendo adotado por empresas de grande porte.
No site Twitter, cada um se inscreve livremente para seguir os twits de alguém. Dessa maneira, o interesse pelo conteúdo passa a ser fator-chave para o crescimento da comunidade. Pode ser identificado e a cada momento a empresa poderá colocar as últimas notícias da mesma.

A tecnologia aproxima pessoas e empresas, possibilita conhecimentos com apenas um clique do mouse, torna possível conhecer o mundo em questão de segundos. Muitas empresas brasileiras já perceberam e vêm investindo cada dia mais em serviços e produtos que estão dentro da rede, na web. A venda e o relacionamento com clientes são enormes; através dos serviços on-line o contato fica mais fácil, aproximar o consumidor da oferta, pode ocorrer através de sites, e-mail; o que importa é estar conectado e manter sempre um canal direto com o cliente. O investimento é pequeno, frente a grandes possibilidades de negócios que surgem com o decorrer do tempo, e é importante que a empresa mantenha sempre seu site atualizado. A inovação é necessária, pois os usuários gostam de abrir o site e ver novos produtos.

Quando falamos de marketing digital, podemos falar também de marketing em mídias sociais, como é feito nas redes sociais tais como Orkut, Twitter, Facebook, Linkedind, blogs etc. Essas mídias vão se tornar cada vez mais espaços que os usuários usarão para manter contatos tanto pessoais quanto profissionais.

Nesse tipo de mídia as pessoas agirão por vontade própria e não por imposição da empresa; executarão com prazer um trabalho. Elas procuraram por sua empresa na mídia social e entraram na comunidade, por isso são um público que deve ser levado muito a sério. São considerados exemplos de mídias sociais: blogs, redes sociais (Orkut), fóruns, e-groups, instant messengers, wikis, sites de sharing (YouTube, Flickr). O marketing feito através de blogs é o marketing social, ocorre o famoso boca a boca.

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltadas para a busca e a realização de trocas com seu meio ambiente, visando a benefícios específicos; é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca; é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros; é o despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços.

A web vem dia após dia e cada vez mais facilitando a vida das pessoas que estão conectadas, e juntamente a estes usuários vêm as empresas fazendo divulgação através das redes sociais, que se tornaram um grande meio para a propaganda virtual. Tendo em vista esse ponto positivo, é preciso analisar com cautela se essas redes sociais, como o Twitter, que surgiu há três anos, ficarão ou serão mais um modismo, vindo a prejudicar a divulgação das
empresas que acreditam no marketing através do site. As empresas precisam observar e se preocupar em ver que uma campanha de marketing digital está diretamente relacionada a redes sociais, pois a internet tem o poder de entrar na vida das pessoas, bem como das empresas, e afetar a visão das pessoas
de consumir e se relacionar. Nos tempos atuais a internet vem sendo usada para todos os fins, até mesmo para operações bancárias (internet banking) no país.

O e-commerce surge como uma alternativa, sendo uma forma fácil e mais conveniente de atender os consumidores de determinada empresa. Além de poder atrair novos consumidores, que por algum outro meio de comunicação seria mais difícil, esse movimento vem atingindo pequenas e grandes empresas, aumentando o faturamento das mesmas, com um gasto menor.

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